Jornal o Evangelho - O cristão bem informado!

Segunda-feira, 24 de Marco de 2025

Belo Horizonte

Pirulito da Praça Sete amanhece de camisinha

A iniciativa é da Associação das Prostitutas de Minas Gerais com apoio da Prefeitura Municipal em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids

Jornal O Evangelho
Por Jornal O Evangelho
Pirulito da Praça Sete amanhece de camisinha
Pirulito da Praça Sete recebe camisinha — Foto: Reprodução/TV Globo
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Hoje, quarta-feira (1º), é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Aids e, em Belo Horizonte, um de seus principais cartões postais, o Pirulito da Praça Sete, ganhou uma camisinha, através de uma iniciativa é da Associação das Prostitutas de Minas Gerais (Aprosmig) com apoio da Prefeitura Municipal.

A intervenção é uma ação de conscientização sobre os cuidados na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), e a colocação do preservativo foi colocado na estrutura para chamar a atenção de quem passa pelo local.

Em vários pontos da capital, principalmente no entorno da zona boêmia, haverá entrega de material informativo sobre ISTs e HIV/Aids. A ação será realizada das 13h às 18h, seguindo as normas sanitárias de controle da Covid-19.

Publicidade

Leia Também:

Já em contagem a Secretaria Municipal de Saúde promove mutirão de testagem rápida para ISTs. Algumas Unidades Básicas de Saúde estendem o horário de atendimento, das 7h às 19h, e o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA do Iria Diniz, das 7h às 19h.

Na parte da manhã será realizada em frente a CAE Iria Diniz, Avenida João César de Oliveira, 3.620, Eldorado, blitz educativa com o apoio da TransCon e do Movimenta Contagem, que dá orientações aos pedestres e motoristas sobre prevenção e tratamento para ISTs e Aids, além da distribuição de preservativos. Às 15h, haverá apresentações culturais com uma ocupação simbólica do prédio.

Ações de conscientização contra HIV/Aids e as ISTs marcam Dezembro Vermelho em Betim
A campanha Dezembro Vermelho é realizada durante o último mês do ano, em todo o país, como forma de mobilizar a população pela prevenção ao HIV/Aids e às outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O dia 1º do mês é marcado como o Dia Mundial de Combate à AIDS, data em que o mundo une forças para a conscientização sobre a doença e suas formas de prevenção.Em Betim, ao longo de todo o mês de dezembro, a prefeitura promoverá ações educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com a distribuição de material informativo, orientações em salas de espera, realização de testes rápidos, além da distribuição de preservativos. Os usuários podem procurar a UBS de referência para conferir a programação das atividades.Em parceria com o Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, durante a 2ª Jornada da Diversidade LGBTQIA+, será a realizada a blitz de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), que contará com orientações, distribuição de folder informativo e de preservativos. A blitz ocorrerá nesta quarta-feira (1º), na Praça do Encontro - entre as avenidas Edmeia Matos Lazzarotti e Juiz Marco Túlio Isaac.Dados epidemiológicosEm 2021, foram notificados 107 novos casos de  HIV/Aids em adultos residentes de Betim. Em 2020, foram 128 notificações de novos casos. Já em 2019, o município registrou 175 novas notificações.Quanto às Hepatites virais, os casos confirmados em residentes de Betim nos últimos anos foram:Vírus B2019 - 732020 - 492021 - 10Vírus C2019 - 552020 - 172021 - 8Vírus B+C2019 - 22020 - 02021 - 0Fonte: SINAN/SVE BETIM dados parciais, atualizados em 30/11/2021, sujeitos à alteraçãoRede de Atendimento em BetimNo SUS Betim, o Programa IST/Aids e Hepatites Virais promove, durante todo o ano, ações de prevenção às ISTs e ao HIV/Aids, estimulando o diagnóstico e o tratamento precoces dessas doenças. As ações envolvem toda a rede de atenção à saúde.As 37 UBSs do município oferecem atendimento com aconselhamento para prevenção do HIV e demais ISTs, a realização do teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, por meio de agendamento, além da distribuição de preservativos. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são recebidos os casos de acidente com materiais biológicos e de exposição sexual consentida. São fornecidos medicamentos para profilaxia pós-exposição de risco de infecção pelo HIV (PREP). O Serviço de Prevenção e Assistência em Doenças Infecciosas (Sepadi) é a unidade que realiza o atendimento ambulatorial multidisciplinar aos pacientes infectados, com médicos infectologistas, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos e assistentes sociais. Nesse serviço são realizados os exames clínicos e o tratamento da doença, com a dispensação de medicamentos antirretrovirais e para infecções oportunistas, além do acompanhamento ambulatorial necessário. No Spadi também são realizados os testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além do aconselhamento para prevenção da contaminação. 
 
FONTE/CRÉDITOS: Jornal O Evangelho
Comentários:
Jornal O Evangelho

Publicado por:

Jornal O Evangelho

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )