Jornal o Evangelho - O cristão bem informado!

Domingo, 16 de Novembro de 2025

Betim

Maria do Carmo é nomeada para chefiar o Iphan em Minas Gerais

A Superintendência do Iphan em Minas Gerais é responsável pela preservação do rico patrimônio cultural do estado, que possui um dos maiores números de bens tombados no Brasil.

Jornal O Evangelho
Por Jornal O Evangelho
Maria do Carmo é nomeada para chefiar o Iphan em Minas Gerais
A ex-prefeita de Betim Maria do Carmo Lara. (Foto: reprodução Instagram).
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A ex-prefeita de Betim e ex-deputada federal, Maria do Carmo Lara (PT), foi nomeada na última quinta-feira, 26 de junho, para chefiar a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Minas Gerais. A nomeação foi oficializada pela ministra da Cultura, Margareth Menezes.

A ex-prefeita de Betim esteve no Governo Federal no atual mandato como diretora financeira dos Correios, porém foi exonerada em fevereiro, após a estatal registrar um déficit de R$ 3,2 bilhões. Maria do Carmo se defendeu afirmando ter aceitado o desafio de administrar uma empresa pública em “situação crítica após anos de desmonte”.

Maria do Carmo foi prefeita de Betim por dois mandatos (1993-1996 e 2009-2012) e também esteve deputada federal entre 2003 e 2011.

Publicidade

Leia Também:

Foto: Mariana Alves Fotografia

A Superintendência do Iphan em Minas Gerais é responsável pela preservação do rico patrimônio cultural do estado, que possui um dos maiores números de bens tombados no Brasil. Os conjuntos urbanos protegidos incluem milhares de edificações e acervos artísticos, além de documentos históricos. Minas Gerais destaca-se por concentrar os bens declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco, como Ouro Preto, o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, o centro histórico de Diamantina e o Conjunto Moderno da Pampulha.

Além disso, o estado é conhecido por seus sítios arqueológicos estudados desde o século XIX e pela arquitetura moderna da Pampulha. Entre os bens imateriais preservados estão práticas culturais como o Ofício de Sineiros, o Toque dos Sinos e o Modo Artesanal de Fazer o Queijo de Minas, que refletem a identidade mineira reconhecida em todo o Brasil.

FONTE/CRÉDITOS: Jornal O Evangelho
Comentários:
Jornal O Evangelho

Publicado por:

Jornal O Evangelho

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )