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Quarta-feira, 10 de Setembro de 2025

Betim

Prefeitura de Betim anuncia novas estratégias para manter linhas sociais no transporte coletivo

Reunião estratégica deliberou sobre o cofinanciamento das linhas de baixa demanda, homologação da licitação das vans e cinco etapas para a modernização do sistema.

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Por Jornal O Evangelho
Prefeitura de Betim anuncia novas estratégias para manter linhas sociais no transporte coletivo
Foto: Umberto Araújo
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Nesta quinta-feira (4), a Prefeitura de Betim apresentou novas estratégias para ampliar e garantir o atendimento do transporte coletivo em diversos bairros da cidade, por meio de cofinanciamento. Entre as medidas, destaca-se a homologação da licitação do transporte coletivo de baixa capacidade (vans), após 20 anos de operação, que será assinada nesta sexta-feira (5). O objetivo é assegurar segurança jurídica e estabilidade para os permissionários.

As determinações foram discutidas em uma reunião estratégica sobre o transporte público, conduzida pela gestão municipal. Participaram do encontro o prefeito de Betim, Heron Guimarães, equipes da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), do núcleo financeiro da prefeitura, da Controladoria e da Procuradoria-Geral do Município, além de representantes do Legislativo, como o presidente da Câmara, Léo Contador, e o vereador Gilberto Mendes.

Com a nova decisão, as chamadas linhas sociais do transporte coletivo convencional (ônibus), que visam atender áreas com baixa demanda de passageiros, serão mantidas através de cofinanciamento (passagem + subsídio municipal). Isso permitirá garantir a estabilidade do sistema e continuar o atendimento a regiões mais distantes, como Vianópolis, Icaivera e Citrolândia.

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MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA

Além das medidas imediatas, a reunião também estabeleceu cinco etapas estratégicas para modernizar o sistema de transporte público em Betim. As ações incluem a contratação de auditoria da bilhetagem eletrônica, consultoria especializada para modelagem da nova licitação, estruturação do financiamento do sistema, renovação da frota e criação de linhas diretas centro-regionais. Essas linhas contarão com ramais que conectarão as regionais aos bairros, prevendo a possibilidade de tarifas reduzidas e até gratuidade em alguns trechos.

No que se refere ao sistema convencional, o avanço das medidas dependerá da definição da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, fundamental para consolidar um modelo licitatório mais robusto e sustentável, que garanta maior eficiência e qualidade no transporte coletivo da cidade.

FONTE/CRÉDITOS: Jornal O Evangelho/Secom/PMB
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