Jornal o Evangelho - O cristão bem informado!

Colunas/Geral

DIFERENTES MODOS DE CRER

PR CLEYTON MORAES por Evaldo Francisco da Silva, 2ª Igreja Batista em Nova Contagem

DIFERENTES MODOS DE CRER
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

“Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada”, (Marcos 5:28).

Jairo sabia do poder de Jesus sobre as enfermidades. É quase certo, porém, que ele não havia presenciado Jesus a fazer um milagre. Certamente, ele devia estar muito aliviado, pois Jesus aceitou sua súplica para ir a sua casa para impor as mãos sobre sua filhinha.

O problema de Jairo era o tempo, a urgência, e, agora, para chegar em sua casa, eles tinham que vencer uma multidão. Jairo provavelmente seguia à frente guiando o grupo e empurrando a multidão que apertava Jesus. Ele estava com muita pressa, mas, de repente, Jesus parou e fez uma estranha pergunta: “Quem me tocou?” Os discípulos responderam: “Mestre, toda a multidão te aperta e perguntas: quem me tocou?” Jesus respondeu: “Alguém me tocou, pois de mim saiu poder!”

Segundo Marcos, certa mulher sofria com uma hemorragia há doze anos e havia gastado tudo o que possuía com tratamentos, mas sem obter resultados. Após ouvir falar de Jesus, ela veio por trás, no meio da multidão e tocou em suas vestes. O problema é que a mulher, conforme determinava a Lei, no livro de Levítico, em razão do fluxo de sangue, estava proibida do contato social e da vida religiosa (Levítico 15:25). Ela não apenas estava cerimonialmente imunda, mas deixava todos quantos tinham contato com ela também imundos.

É notória a diferença entre a abordagem de Jairo e a abordagem da mulher: Jairo se expõe, a mulher se esconde; Jairo se prostra e súplica, a mulher apenas toca na orla da veste; Jairo insiste para que Jesus imponha a mão sobre a sua filha, a mulher vem e toca nas vestes de Jesus por de trás; Jairo se prostra antes, a mulher, depois.

Quando Jesus parou e fez a pergunta, Jairo certamente se angustiou, pois sua filha estava à morte. Aquele que apenas ouvira falar do poder de Jesus, agora se tornará uma de suas testemunhas oculares. Jesus procura quem o tocou e a mulher, atemorizara e tremendo, se prostra e se revela. Ela tem medo e treme por haver transgredido a Lei. Jesus lhe disse: “A tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal!” A cura da mulher também resultou em sua salvação. Jairo se desespera. Chegam mensageiros de sua casa: “Jairo, tua filha está morta”.

Comentários:

Veja também