Jornal o Evangelho - O cristão bem informado!

Notícias/Igarapé

Igarapé vai receber novas doses da Coronavac esta semana

Estado vai repor o estoque perdido após pane no refrigerador. Vacinação será reiniciada

Igarapé vai receber novas doses da Coronavac esta semana
Divulgação
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
A Secretaria de Estado da Saúde vai repor ao município de Igarapé, ainda durante esta semana, as 229 doses da vacina Coronavac, que tiveram sua eficácia comprometidas após pane, ocorrida na última segunda-feira, 15, no refrigerador onde estavam acondicionadas.

A informação foi dada na tarde desta quarta-feira, 17, ao prefeito Arnaldo Chaves que, durante a manhã, encontrou-se com o governador Romeu Zema, no município vizinho de Pará de Minas, onde este cumpria compromissos institucionais.

O Prefeito Arnaldo Chaves enfatizou que, logo após a divulgação da pane no equipamento e a lamentável perda das vacinas Coronavac, o município recebeu a imediata solidariedade do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), da Granbel, a secretaria Estadual de Saúde e da deputada estadual Ione Pinheiro e o deputado federal Newton Cardoso Jr que intermediou o contato com o governador Romeu Zema. – que também esteve presente ao encontro com o governador Zema. O encontro foi intermediado pelo ex-prefeito de São Gonçalo do Pará, Toninho Andrade.

Comunicado

Ainda na segunda-feira, 15, tão logo foi constatado o defeito no refrigerador, a Prefeitura de Igarapé acionou a Polícia Militar, para registrar Betim de ocorrência, e solicitou a colaboração da Polícia Civil para investigar as possíveis causas e responsáveis. O relatório da Polícia Civil deverá ser concluído em 30 dias.

A Secretaria Municipal de Saúde também acionou a empresa responsável pela manutenção do equipamento, para identificar onde houve a falha. O laudo emitido pela empresa atesta a ocorrência de problema raro no termostato. O equipamento passou por manutenção anual em julho do ano passado.

Cumprindo o protocolo estadual de saúde, a Prefeitura fez o comunicado, através de formulário específico à Secretaria de Estado da Saúde, dando todas as informações sobre o incidente e solicitando o recolhimento das vacinas para análise de sua eficácia e reposição de novas doses para dar continuidade à campanha contra a covid-19 no município.

Na última terça-feira, 16, o município foi notificado pelo Ministério Público, que instaurou inquérito para apurar as causas que levaram à perda das doses do imunizante. A Prefeitura também abriu sindicância interna para apuração dos fatos.

Providências

Na terça-feira, 16, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos fez a instalação de sistema de telefonia emergencial para alarme nos três refrigeradores da câmara fria da Secretaria Municipal de Saúde, que funciona na Policlínica Inácio Caetano de Andrade. Foi refeita toda a instalação e tubulação de proteção dos fios elétricos, além da colocação de caixas próprias para conectar os fios aos refrigeradores. “Estamos revendo a estrutura que recebemos nesta administração, que é bastante antiga, para aprimorar nossas condições e garantir maior segurança às instalações e armazenamento de todos os medicamentos”, esclareceu o secretário municipal de Saúde, Leo Barberá.

 

Balanço

Igarapé já recebeu 604 doses da vacina Coronavac, para aplicação de primeira e segunda doses. Já foram aplicadas 375 primeiras doses e 91 segundas doses. O município recebeu também 210 doses da vacina Astrazeneca, aplicadas em sua totalidade. Todos os idosos institucionalizados no município já foram vacinados com primeira e segunda doses. Também foram imunizados parte dos trabalhadores da Saúde e idosos com mais de 90 anos.

O município já registrou, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde 1337 casos positivos de covid-19 e 25 mortes.

FONTE/CRÉDITOS: Comunicação Prefeitura de Igarapé
Comentários:

Veja também