Um incêndio destruiu o galpão onde funcionava a ASCAPEL - Associação de Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Betim, na noite dessa quarta-feira (12/2). Foram gastos cerca de 35 mil litros de água no combate ao fogo, que contou com esforços conjuntos do Corpo de Bombeiros, equipe da Ecos e Superintendência Municipal de Defesa Civil, que disponibilizou dois caminhões-pipa.
Apenas uma bandeira do Brasil ficou intacta durante o incêndio. Ela estava fixada no alto, na parte interna do galpão. Numa entrevista ao Jornal O Tempo, Aline das Graças, coordenadora da ASCAPEL, disse: “Já tínhamos encerrado o expediente quando o pessoal da empresa ao lado me ligou falando que tinha uma fumaça preta saindo daqui. Fui comunicando os associados e chamando o Corpo de Bombeiros. Quando chegamos, a situação já estava assim, tudo acabado, sem nada. Infelizmente, o maquinário todo acabou”.
Um fato curioso é que uma bandeira do Brasil, que estava hasteada no galpão, ficou totalmente intacta em meio ao fogo. Devido à grande quantidade de material reciclável, a propagação do fogo foi rápida. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, quase todo material reciclável foi queimado. Além disso, algumas máquinas ficaram com muita fuligem na superfície, não sendo possível precisar se foram danificadas em função do incêndio.
O incêndio teve início após o expediente de trabalho. Os 18 associados da ASCAPEL encerraram as atividades por volta das 17 horas. Por sorte, ninguém ficou ferido.
Comentários: