Jornal o Evangelho - O cristão bem informado!

Segunda-feira, 28 de Abril de 2025

Betim

Heron Guimarães se reúne com a ministra Cármen Lúcia para debater perdas no ICMS da Educação

Além de Heron, prefeitos e assessores de outras três cidades participaram da reunião, que contou também com o presidente da Granbel João Marcelo e advogados do PCdoB e da Frente Nacional de Prefeitos.

Jornal O Evangelho
Por Jornal O Evangelho
Heron Guimarães se reúne com a ministra Cármen Lúcia para debater perdas no ICMS da Educação
Heron Guimarães, Marília Campos, ministra Cármen Lúcia, Álvaro Damião, Paulo e João Marcelo (Foto: divulgação PBH)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta quarta-feira (19), os prefeitos Heron Guimarães (Betim), Álvaro Damião (Belo Horizonte, em exercício), Marília Campos (Contagem) e Paulo Sérgio (Uberlândia) estiveram em Brasília para uma reunião com a ministra Cármen Lúcia, relatora da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7630 no Supremo Tribunal Federal (STF). A ação questiona a lei que alterou a metodologia de cálculo para a partilha do ICMS da Educação entre os municípios de Minas Gerais, excluindo o número de alunos matriculados dos critérios de distribuição.

Durante o encontro, foram discutidas as perdas financeiras enfrentadas pelos municípios em decorrência da nova legislação e a necessidade de revisão do sistema atual. A ADI, ajuizada pelo PCdoB no ano passado, conta com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e de sete cidades mineiras.

A ADI solicita a declaração de inconstitucionalidade da lei estadual 24.431/2023 e sua suspensão. A legislação, ao modificar os critérios para distribuição dos recursos do ICMS da Educação, desconsiderou o número de matrículas, resultando em perdas significativas para cidades mais populosas. De acordo com a lei federal, 10% da arrecadação do ICMS deve ser destinado aos municípios para aplicação na área da Educação. Porém, a nova lei estadual estabeleceu quatro parâmetros para o cálculo: desempenho, rendimento, atendimento e gestão escolar, ignorando o número total de matrículas — mesmo com prefeitos afirmando que 70% dos alunos matriculados estão nas cidades mais afetadas pela mudança.

Publicidade

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: Jornal O Evangelho
Comentários:
Jornal O Evangelho

Publicado por:

Jornal O Evangelho

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )