Uma demanda antiga dos moradores de Vianópolis, Marimbá e bairros vizinhos finalmente se tornou realidade. A municipalização dos trechos urbanos das rodovias MG-050 e MG-060 representa uma vitória significativa para a região, que por anos conviveu com o abandono, a falta de sinalização e altos índices de insegurança viária.
O processo, que marca a transferência da gestão dessas áreas do Governo do Estado para a Prefeitura de Betim, é fruto do trabalho do vereador Claudinho Fernandes (PSB), que articulou parcerias estratégicas, incluindo o apoio do deputado estadual Noraldino Júnior.
Os primeiros reflexos da municipalização já se tornam realidade e passam a ser visíveis nas ruas. A instalação de iluminação pública em pontos estratégicos da região é apenas o começo de um projeto que visa trazer mais mobilidade, passeios estruturados e segurança para os pedestres e motoristas.
Segundo o vereador Claudinho Fernandes, a mudança na administração é fundamental devido às características urbanas que essas vias assumiram ao longo do tempo. “Com a municipalização, a Prefeitura de Betim assume a gestão de trechos urbanos das rodovias, que estavam sob a responsabilidade do Estado. Essas áreas concentram escolas, creches e unidades de saúde, mas enfrentam sérios problemas de infraestrutura, como a falta de calçadas e sinalização adequada, causando diversos acidentes, inclusive com vítimas fatais”, explica o parlamentar.
A nova gestão municipal abrangerá trechos cruciais para a circulação local, como na MG-050, com trecho compreendido da ponte do bairro Açude até a ponte sobre o rio Paraopeba; e na MG-060, no trecho que vai do centro de Vianópolis até o bairro Santo Afonso.
Com a municipalização concretizada, a expectativa da comunidade é de que as obras de infraestrutura sejam aceleradas, corrigindo falhas históricas que colocavam em risco a vida de estudantes, moradores e trabalhadores que transitam diariamente pela região. “A medida representa, acima de tudo, a esperança de dias mais seguros para milhares de betinenses”, ressalta o vereador Claudinho.
“Essa vitória é resultado de muito diálogo, articulação e trabalho conjunto em busca de mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para quem vive e circula pela região”, enfatiza o deputado estadual Noraldino Junior.

Comentários: