Jornal o Evangelho - O cristão bem informado!

Sabado, 25 de Outubro de 2025

Minas Gerais

Câmara Municipal aprova ‘Dia do Conservadorismo’ e rejeita inclusão do ‘Mês do Orgulho LGBTQIAPN+’ no Calendário Oficial

A proposta foi negada pelos vereadores de Pouso Alegre, em sessão realizada nesta terça-feira, 14 de outubro.

Jornal O Evangelho
Por Jornal O Evangelho
Câmara Municipal aprova ‘Dia do Conservadorismo’ e rejeita inclusão do ‘Mês do Orgulho LGBTQIAPN+’ no Calendário Oficial
Fotos: reprodução/site da Câmara Municipal de Pouso Alegre.
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na sessão realizada nesta terça-feira, 14 de outubro, a maioria dos vereadores de Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, decidiu rejeitar a proposta de inclusão do Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ no Calendário Oficial de datas comemorativas da cidade.

O Projeto de Lei nº 8.123/2025, apresentado pela vereadora Lívia Macedo (PCdoB), propunha que a celebração ocorresse em junho, com o intuito de promover ações de valorização da diversidade, combater a discriminação e garantir visibilidade à comunidade LGBTQIAPN+ e sua história. A proposta também visava enfrentar a invisibilidade social e assegurar o pleno exercício dos direitos humanos e da cidadania.

Publicidade

Leia Também:

A proposta foi derrotada por oito votos a seis, evidenciando o clima de polarização política na Câmara. Recentemente, a Casa aprovou um Projeto de Lei que institui o Dia do Conservadorismo, a ser celebrado em 10 de março.

“Negar o orgulho é negar um espaço de representatividade e um problema na nossa sociedade, que é a LGBTfobia, que gera violência e precisa ser enfrentada”, declarou a vereadora Lívia Macedo.

Em contrapartida, o vereador Israel Russo (União Brasil), que votou contra a proposta, argumentou que ela teria um viés ideológico, especialmente no ambiente escolar. “Sabemos que há outras prioridades nas escolas, como combater o analfabetismo e melhorar o aprendizado. Eu falo isso com base em experiência própria”, afirmou o parlamentar.

A lei que cria o Dia do Conservadorismo já foi sancionada pelo prefeito e publicada no Diário Oficial do Município, enquanto o projeto do mês do orgulho LGBTQIAPN+ foi arquivado após a votação.

Para o sociólogo Isaías Paschoal, os embates recentes na Câmara refletem a polarização política nacional. Segundo ele, pautas progressistas ligadas a direitos de minorias têm enfrentado resistência diante de uma agenda mais conservadora.

FONTE/CRÉDITOS: Jornal O Evangelho
Comentários:
Jornal O Evangelho

Publicado por:

Jornal O Evangelho

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )