A Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência de Defesa Civil, iniciou na segunda-feira (28), o ciclo de treinamento dos moradores da cidade inscritos no serviço voluntário do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec). Eles serão capacitados para auxiliar nos trabalhos de segurança do município no período chuvoso - de outubro a março.
Os participantes aprendem sobre as atribuições da Defesa Civil e o papel do voluntariado. Além disso, têm aulas práticas acerca das técnicas de primeiros socorros, práticas de identificação de riscos, prevenção e combate à incêndios, e acidentes. Os encontros incluem ainda a abordagem de questões específicas de cada região da cidade, além das principais condutas de segurança dentro dos lares.
“Os voluntários são agentes multiplicadores de informações e de ações de prevenção na região onde moram. Eles contribuem na sensibilização da comunidade, ensinando e incentivando práticas que reduzem riscos”, destaca a superintendente de Defesa Civil, Suellen Reis.
Após as capacitações, os voluntários terão como atribuições a colaboração no monitoramento das moradias em áreas de risco e poderão solicitar de forma mais ágil vistorias à Defesa Civil. Eles também serão responsáveis pelo recebimento e repasse de alertas de chuvas; serão agentes colaboradores nas ações de conscientização e preservação do meio ambiente; e também participarão de cursos de capacitação, encontros e seminários dos Nupdecs.
Nesse primeiro módulo, os voluntários das dez regionais passarão pelo treinamento para atuar nos bairros em que residem. As aulas são ministradas desde o dia 28 de agosto e vão até amanhã, 1° de setembro.
Os moradores das regiões Centro e Norte foram os primeiros a receber o treinamento, na segunda (28). Nesta terça (29) os voluntários das regionais Icaivera e Petrovale receberam a capacitação. Os residentes das regiões do Imbiruçu e do Teresópolis foram os contemplados da quarta (30) e, hoje, quinta (31), os voluntários do PTB e do Alterosas fazem
o curso de preparação da Defesa Civil. Finalizando o primeiro módulo, recebem a capacitação, na sexta (1º), os inscritos de Vianópolis e Citrolândia.

Comentários: