A Fundação Beta, que tem se destacado na implementação de ações inovadoras na Prefeitura de Betim, foi escolhida para apresentar o projeto Beta 30 no Circuito Urbano 2025, um evento internacional promovido pela ONU-Habitat.
Este programa anual reúne iniciativas que impactam o desenvolvimento urbano globalmente, e, neste ano, apenas 300 projetos de diversos países foram selecionados, incluindo o trabalho realizado em Betim.
O Beta 30, um programa de aceleração de inovação pública, foi desenvolvido durante o mês de setembro e se encerrará no dia 30. Em apenas quatro semanas, a iniciativa conseguiu mapear fluxos internos de trabalho, promover oficinas de cocriação e implementar melhorias nos processos de todas as secretarias municipais.

De acordo com a Fundação Beta, os resultados já são visíveis. A Prefeitura de Betim está vivendo um clima de inovação e colaboração, com maior integração entre as áreas e um engajamento significativo dos servidores. Para os cidadãos, os avanços são perceptíveis: serviços que antes eram exclusivamente presenciais foram digitalizados e novos sistemas de acompanhamento e transparência facilitaram o acesso às informações.
A apresentação do projeto será realizada no dia 8 de outubro, em um evento online da ONU, cujo tema em 2025 é a inovação nos serviços públicos e a participação cidadã.
“Ser reconhecido entre as 300 iniciativas globais é uma honra e confirma que Betim está no caminho certo. O Beta 30 demonstrou que, com planejamento, tecnologia e engajamento, é possível transformar a máquina pública rapidamente”, afirmou Nykison Linhares, presidente da Fundação Beta. Ele destacou que esse projeto é apenas o início de uma transformação maior: “Esse é o ponto de partida para uma Prefeitura cada vez mais conectada, ágil e próxima do cidadão”, concluiu.

Comentários: